sábado, 12 de março de 2011

Informação nunca é demais

ATENDIMENTO HOOORRÍVEL!!  É......
  • Achar que "atender o consumidor" é tarefa só de alguns na empresa e se resume a "recebê-lo com cortesia".
  • Achar que o "produto" da empresa é "apenas um bem isolado ou serviço específico".
  • Priorizar as "questões internas" da empresa em detrimento da satisfação das necessidades do consumidor.
  • Não demonstrar interesse, atenção, tampouco reconhecimento pelo consumidor.
  • Tratar o consumidor de forma inadequada, seja com apatia, robotismo, má vontade, descortesia, desonestidade, autoritarismo ou discriminação.
  • Falhar tecnicamente, não tendo competência para realizar o que foi oferecido ou acordado com o consumidor.
  • Falhar moralmente, não cumprindo o que foi prometido ao consumidor, notadamente prazo.
  • Demonstrar descaso, não solucionando prontamente os problemas pós-venda vivenciados pelo consumidor.
  • Desconhecer e desrespeitar deliberadamente os consagrados direitos do consumidor.
  • Desconsiderar e frustrar as expectativas do consumidor.

SITUAÇÕES IRRITANTES

  • Tratar o consumidor com autoritarismo ou discriminação, especialmente em função da sua condição financeira, social, intelectual ou etária.
  • Não reconhecer um erro da empresa, tampouco corrigi-lo e/ou compensá-lo voluntaria e prontamente.
  • Fazer-se de desentendido, inacessível ou inatingível.
  • Mostrar-se inflexível, não oferecendo alternativas para o consumidor alegando serem "normas da empresa".
  • Deixar o consumidor esperando, sem uma posição ou resposta.
  • Negar, dissimular ou adiar uma solução ao que foi prometido, é justo ou direito.
  • Resolver um problema criando outro(s).
  • Tratar o consumidor com falsa intimidade, chamando-o de "você", "querido", "bem", "benzinho", "amor", "amorzinho", "meu anjo" etc.
  • Usar tom de voz e expressão corporal incoerente com as palavras que se está dizendo.
  • Priorizar o atendimento escrito e telefônico em prejuízo do consumidor que foi pessoalmente à empresa.
  • Não atender ao telefone ou atender depois do segundo toque.
  • Atender ao telefone sem se identificar ou com saudação demasiadamente longa.
  • Depois de perguntar "Quem deseja?", ainda querer saber "De onde?" e "Pode adiantar o assunto?" - há formas mais elegantes de se fazer isso.
  • Pedir para o consumidor se acalmar quando este liga para a empresa irritado.
  • Falar alto ou gritar com o consumidor, tentando se impor.
  • Transferir o consumidor mais de uma vez sem que alguém o atenda efetivamente.
  • Deixar o consumidor esperando indefinidamente na linha ouvindo a gravação "Você é muito importante para nós! Aguarde só mais um instante que já iremos atendê-lo".
  • Responder ao consumidor com um script decorado.
  • Impor ao consumidor que vá pessoalmente à empresa fazer o que poderia ser feito por telefone, Internet, correio etc.
  • Negar-se a encaminhar o consumidor a um superior hierárquico quando a situação exige.
  • Pedir ao consumidor para ligar novamente mais tarde.
  • Adiantar o relógio "10 minutinhos" para fechar a empresa antes do horário e ir embora mais cedo.

ARMADILHA PERIGOSA

Um elevado percentual de consumidores não reclama, em algumas áreas chegando a 83%. Tal fato leva empresas a acreditar em falsas estatísticas de que tudo vai bem, uma perigosa armadilha que pode ter conseqüências desastrosas. Entre os motivos que levam o consumidor a não reclamar, destacam-se:
  • Descrédito - o consumidor acha que não vale a pena reclamar.
  • Desinteresse - o consumidor acha que ninguém se importará.
  • Desconhecimento - o consumidor não sabe como ou onde reclamar.
  • Desconfiança - o consumidor teme represálias.
  • Comodismo - o consumidor não quer gastar seu tempo e energia.

ESTATÍSTICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS RELEVANTES

  • 68% dos consumidores consideram o atendimento fundamental ou muito importante em qualquer estabelecimento. (fonte: Instituto Futura)
  • Consumidores consideram bom atendimento 8% mais importante do que preço, portanto estão dispostos a pagar até 16% a mais por serviços de qualidade. (fonte: Technical Assistance Project of Washington)
  • 98% dos consumidores retornam às lojas em que foram bem atendidos. (fonte: Instituto Futura)
  • 93% da comunicação face-a-face advêm da expressão corporal e do tom de voz; apenas 7% advêm das palavras. (fonte: USA)
  • 30% dos consumidores desligam o telefone quando são atendidos por sistemas automáticos. (fonte: U.S. Message Corporation)
  • 68% dos consumidores vão embora da empresa devido ao tratamento apático dos funcionários. (fonte: USA)
  • 49% dos consumidores não têm o hábito de reclamar. (fonte: ABA)
  • Percentual de consumidores (por área) que prefere não reclamar: 61% na área financeira, 38% na área automobilística, 29% na área de telecomunicações, 58% na área de viagens & lazer, 12% na área de produtos petroquímicos, 41% na área de ensino público e 83% na área de varejo de pequenas mercadorias. (fonte: TARP)
  • 86% dos consumidores resolveram seus problemas quando procuraram o SAC das empresas. (fonte: ABA)
  • 64% dos consumidores que tiveram seus problemas resolvidos pelo SAC voltarão a comprar na empresa, enquanto apenas 37% dos consumidores que tiveram problemas (resolvidos ou não) voltarão a comprar na empresa. (fonte: ABA)
  • Cada consumidor mal atendido comenta com uma média de 12 pessoas conhecidas. (fonte: Instituto Futura)
  • Cada consumidor insatisfeito comenta com 11 a 12 conhecidos sobre sua experiência negativa. (fonte: USA)
  • 60% dos consumidores falam para 8,5 pessoas de sua experiência negativa. (fonte: ABA)
  • 90% dos consumidores não confiam nas empresas com as quais lidam. (fonte: Technical Assistance Project of Washington)
  • 90% dos consumidores insatisfeitos com uma empresa nunca mais a procurarão. (fonte: USA)
  • 65% dos negócios de uma empresa provêm de seus clientes atuais. (fonte: American Management Association)
  • Conquistar um novo cliente custa cinco vezes mais do que manter um atual. (fonte: TMI)
ATENDIMENTO ÓÓÓTIMO!!  É......
  • Ter consciência de que "atender o consumidor" é a principal tarefa de todos na empresa, abrangendo "aguardá-lo, notá-lo, recebê-lo com cortesia, escutá-lo atentamente, levá-lo em conta, acolhê-lo, responder-lhe, servi-lo e permanecer atento a ele".
  • Ter consciência de que o "produto" da empresa é "a soma de todos os serviços" com os quais o consumidor tem contato.
  • Priorizar a satisfação das necessidades do consumidor sobre as "questões internas" da empresa.
  • Demonstrar interesse, atenção e, especialmente, reconhecimento pelo consumidor.
  • Tratar o consumidor de forma personalizada, dedicada, educada, respeitosa, honesta e eqüitativa.
  • Ter competência para realizar o que foi oferecido ou acordado com o consumidor.
  • Cumprir o que foi prometido ao consumidor, notadamente prazo.
  • Dar pronta solução aos problemas pós-venda vivenciados pelo consumidor.
  • Conhecer e respeitar os consagrados direitos do consumidor.
  • Atender ou superar as expectativas do consumidor.
EM SÍNTESE, atender o consumidor com qualidade significa estar toda a empresa empenhada em satisfazer suas necessidades e superar suas expectativas, deixando-o encantado.
 
A HISTÓRIA DO SAPATEIRO
Quando morava nos EUA, fui a um sapateiro para adaptar uma alça numa capa de couro. Após explicar à atendente o serviço pretendido, indaguei sobre preço e prazo de entrega. Ela informou que custaria US$ 1,50 e que ficaria pronto em dois minutos. Espantado com o baixo custo e rapidez, autorizei. Segundos depois ela voltou ao lado do sapateiro David, que me deu explicações técnicas sobre a ineficácia do tipo de serviço que eu solicitara, apresentando-me uma alternativa tecnicamente superior. Sugeriu costurar a alça em "x" ao invés de prendê-la com tacha metálica, já que o couro poderia esgarçar e se soltar da tacha futuramente. Desconfiando daquela proposição, novamente indaguei sobre preço e prazo de entrega. David disse que custaria US$ 1,20 - mais barato! - e que ficaria pronto no mesmo tempo. Autorizei mais uma vez. Saí de lá dois ou três minutos depois encantado com o atendimento e alardeando o acontecido. David conquistou mais um cliente e, provavelmente, outros tantos para quem contei a história e que foram lá experimentar seu óóótimo atendimento!
 
O EXEMPLO DA GERENTE
Numa determinada tarde, também nos EUA, precisei ir ao banco. Era um daqueles dias de pagamento. Assim que cheguei à agência, começou a se formar uma fila enorme. Imediatamente dois caixas que faziam serviço interno abriram para o público. Não satisfeita, a gerente-geral também abriu um terceiro caixa e ela mesma ajudou a atender o público até a fila acabar. Só então voltou para sua mesa. Fiquei encantado com a consideração do banco para com seus clientes, o que confirmou minha preferência pela empresa. Óóóó!! para o atendimento deles!
 
RAZÕES IMPORTANTES PARA ATENDER O CONSUMIDOR COM QUALIDADE
  • O bom preço atrai o consumidor, mas é o atendimento de qualidade que o fideliza.
  • Criar um diferencial competitivo num mercado globalizado, que oferece produtos equivalentes a preços similares.
  • Consumidor satisfeito/encantado é o verdadeiro mantenedor de qualquer empresa ou negócio: sua preferência paga os impostos, os salários dos funcionários e o lucro dos sócios.
  • O consumidor tem as suas razões.
  • Consumidor bem atendido não precisa ser defendido.
  • Atender bem o consumidor tem um efeito multiplicador, que se justificará quando os papéis estiverem invertidos (ex: quando for sua vez de ser atendido por ele na empresa onde ele trabalha).
  • Alcançar a sensação de missão cumprida, de plenitude interior.
  • Contribuir para uma sociedade mais justa e feliz.

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