sábado, 11 de setembro de 2010

E hoje em dia como é que se diz eu te amo?



Boa noite amigos, 

Como hoje eu teria que ficar o dia inteiro em frente ao computador fazendo um trabalho, resolvi tirar todos os meu cds do rack para ouví-los. Comecei com Emerson nogueira, depois de ouvir 4 cd's, passei para o maior poeta da MPB - Djavan, ouví-lo cantar é ter a certeza de que Deus existe e que proliverou bom gosto musical e voz para poucos. 

Maria Rita, no cd Samba Meu está expetacular, Maria Gadú (ainda quem não conhece vale a pena mesmo), eis que então paro no cd: "O DESCOBRIMENTO DO BRASIL" - Legião Urbana, banda ícone do rock brasileiro, Renato Russo foi e ainda é um poeta da música popular brasileira, fala de amor, dor, e política como poucos em nosso país. 

Na canção vamos fazer um filme, que ele pergunta: "... e hoje em dia como é que se diz eu te amo..."  me fez pensar das milhares maneiras de dizer eu te amo, das vezes que dissemos a quem não merece ouvir, das raras vezes que dizemos àqueles que verdadeiramente nos cercam, aos amgos, família.

E então só assim nos damos conta o quão importante dizer eu te amo, e o mais importante saber dizer eu te amo. 

É só  amor que conhece o que é verdade parafraseando Camões, é só ele que pode nos levar a certeza de que o nosso coração foi feito para batar e porque bater, e para quem bater. 

Engraçado que eu ainda ouvindo Renato e sua Legião... e em Daniel na cova dos leões ele exprime a solidão da mais sublime forma, o amor que ele sentia não estava mais ali, com ele, bombando em seu coração estava se esvairindo por se sentir só. 

E porque tudo isso? Por não saber dizer eu te amo.

Vamos Fazer um Filme

Legião Urbana

Composição: Renato Russo
Achei um 3x4 teu e não quis acreditar
Que tinha sido há tanto tempo atrás
Um bom exemplo de bondade e respeito
Do que o verdadeiro amor é capaz
A minha escola não tem personagem
A minha escola tem gente de verdade
Alguém falou do fim-do-mundo,
O fim-do-mundo já passou
Vamos começar de novo:
Um por todos, todos por um
O sistema é mau, mas minha turma é legal
Viver é foda, morrer é difícil
Te ver é uma necessidade
Vamos fazer um filme
O sistema é mau, mas minha turma é legal
Viver é foda, morrer é difícil
Te ver é uma necessidade
Vamos fazer um filme
E hoje em dia, como é que se diz: "Eu te amo."?
E hoje em dia, como é que se diz: "Eu te amo."?
Sem essa de que: "Estou sozinho."
Somos muito mais que isso
Somos pingüim, somos golfinho
Homem, sereia e beija-flor
Leão, leoa e leão-marinho
Eu preciso e quero ter carinho, liberdade e respeito
Chega de opressão:
Quero viver a minha vida em paz
Quero um milhão de amigos
Quero irmãos e irmãs
Deve de ser cisma minha
Mas a única maneira ainda
De imaginar a minha vida
É vê-la como um musical dos anos trinta
E no meio de uma depressão
Te ver e ter beleza e fantasia.
E hoje em dia, como é que se diz: "Eu te amo."?
E hoje em dia, como é que se diz: "Eu te amo."?
E hoje em dia, como é que se diz: "Eu te amo."?
E hoje em dia, vamos Fazer um filme
Eu te amo
Eu te amo
Eu te amo




Maurício

Legião Urbana

Composição: Dado Villa-Lobos; Marcelo Bonfá; Renato Russo
Já não sei dizer se ainda sei sentir
O meu coração já não me pertence
Já não quer mais me obedecer
Parece agora estar tão cansado quanto eu
Até pensei que era mais por não saber
Que ainda sou capaz de acreditar
Me sinto tão só
E dizem que a solidão até que me cai bem
Às vezes faço planos
Às vezes quero ir
Pra algum país distante
Voltar a ser feliz
Já não sei dizer o que aconteceu
Se tudo que sonhei foi mesmo um
sonho meu
Se meu desejo então já se realizou
O que fazer depois
Pra onde é que eu vou?
Eu vi você voltar pra mim
Eu vi você voltar pra mim
Eu vi você voltar pra mim...

Um comentário:

Flávia Azevedo disse...

Que me desculpem os sem poesia, mas ser poeta como Renato Russo foie e ainda é fundamental. Pelo menos na minha vida....rs Eu sinceramente estou esperando nascer um puta letrista como Renato acho que não irá acontecer. Ele secrevia com a consciência de quem sabia de que poesia de verdade só exite quando se rasga na alma, falava de maneira direta, sofisticada no português, mas que se tornavam simples ao chegar em nossos ouvidos e corações. E nenhuma de suas letras se tornaram obsoletas sabem porque? Renato Manfredini era alguém muito a frente de seu tempo em todos os aspectos! Tendo visto que a quantos anos ele escreveu está frase ? "E hoje em dia como é que se diz eu te amo?" Beijones Amigo Parabéns pela bela postagem...